Catarina, a minha MindBody Training® Coach
  • Bem vindo!
  • Formação
  • METODOLOGIA
  • Testemunhos
  • Sobre
  • Contactos
  • Bloguessarium

     Bloguessarium
              Um blogue nascido de um glossário.

Escolhe uma letra, inspira-te e descobre-te!

Fobia

2/12/2017

0 Comentários

 
Medo exacerbado e irracional de algo; desde objetos, a seres vivos, ou certas circunstâncias!

A lista é infindável... medos patológicos mais comuns de animais como aranhas, ratos, baratas, mas também das típicas vertigens e o pânico de espaços fechados, e ainda fobias mais improváveis: de ervilhas, de ser observado por patos ou até de palavras longas (hipopotomonstrosesquipedaliofobia - irónico ahn?).

As fobias trazem a grande desvantagem de limitar e empobrecer a qualidade de vida dos que sofrem delas. Umas menos do que outras, mas apenas porque são "mais facilmente evitáveis" de lidar. Por outro lado, evitáveis pode significar que a pessoa em causa acaba por escolher um caminho que gosta menos em vez de outro pelo qual tenha uma grande paixão, mas está dependente do pequeno grande monstro que é a sua fobia de estimação.

Imagina que és um empresário de uma multinacional e, por isso, tenhas de fazer viagens recorrentes ao estrangeiro. Por azar tens fobia de viajar de avião. O suplício da antecipação da viagem, o desconforto forte na própria entrada no avião,  o desespero de ficar lá fechado por um par de horas para uma única reunião de 40 minutos, e ainda ter de passar pelo mesmo tormento novamente dentro poucas horas depois é, no mínimo, esgotante.

Há aqui uma palavra que a maioria das pessoas que julgam quem tem uma fobia, devia ter em consideração: é irracional, ou seja, é ilógica, ou seja, é um medo instalado no seu inconsciente e que se remete à percepção mais instintiva da pessoa. Não é controlável, na forma como estamos habituados a que seja um medo comum.

Tipicamente as fobias instalam-se num momento que a pessoa não tenha sido capaz de processar quando ocorreu ou imediatamente depois. Trata-se, portanto, de um trauma.
Curiosamente, a maior parte das pessoas não parece recordar-se do que despoletou a fobia, muito provavelmente como parte de uma reação instintiva inconsciente de proteção para não reviver a memória.

Como a maioria das pessoas não está habituada a reconhecer e compreender a mente inconsciente, é natural que  considerem que as fobias são algo crónico e irreversível. Porém, agora que já vão ficando mais inteirados do papel protetor que o nosso inconsciente desempenha, e de que há forma de comunicar com ele e como ele, e por isso compreendê-lo e interagir, talvez essa ideia já não exista, e as possibilidades aumentem, certo?
É verdade, as fobias podem ser eliminadas, não só de forma eficaz, mas também muito mais rápido do que imaginam (poucas horas ou até minutos - sim!). Basta que a pessoa o encare como algo benéfico.

Com o que sei e as técnicas que conheço agora, posso afirmar que só (sobre)vive com uma fobia quem quer. 
Queres (viver) diferente? Sabes de quem queira (viver) diferente?
​
Podes contar comigo!
Imagem
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Catarina Mourato

    MindBody Training® Coach

    Glossarium

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Bem vindo!
  • Formação
  • METODOLOGIA
  • Testemunhos
  • Sobre
  • Contactos
  • Bloguessarium