Catarina, a minha MindBody Training® Coach
  • Bem vindo!
  • Formação
  • METODOLOGIA
  • Testemunhos
  • Sobre
  • Contactos
  • Bloguessarium

     Bloguessarium
              Um blogue nascido de um glossário.

Escolhe uma letra, inspira-te e descobre-te!

Impacto

6/3/2017

 
Esta semana facilitei um encontro romântico entre o meu carro e o carro de um desconhecido. Coisa recatada, sem dar muito nas vistas, tal como se quer numa uma relação inesperada! Enquanto a minha máquina ficou mais do que pronta para outro beijinho daqueles e sem qualquer registo do acontecido, o seu pontual parceiro romântico ficou algo... marcado por este encontro!

Consegues imaginar a metáfora que se segue, não é...?

Como é possível que, de um mesmo evento, as duas entidades participantes o assinalem de forma tão diferente? Se ambos estivemos envolvidos no acontecido, como é possível que a marca resultante não seja idêntica?!
A cada interação que temos com alguém, entregamos e recebemos sempre algo, consciente ou inconscientemente. Mas há algo que não controlamos mesmo na totalidade: a forma como é recebido e o impacto que isso provoca no outro. Podemos sempre fazê-lo com alguma intenção em particular, e escolher agir de forma a antecipar e prevenir o impacto do máximo de variáveis possível, mas não somos nós que controlamos a 100% a captação e fiel interpretação da mensagem que transmitimos. Note-se que quando me refiro a mensagem, esta não é só verbal (linguagem) - muitas das vezes é do domínio não verbal (linguagem corporal, expressões faciais e voz).

Para cada um, a recepção da mensagem que lhe é entregue está muito dependente da sua percepção da realidade. Mal comparado com um carro, está dependente do material por que é composto e, depois, em maior pormenor, das diversas qualidades e factores inerentes ao material: resistência, espessura, plasticidade, idade, etc. O que são esses factores no caso do ser humano? As suas competências inatas combinadas com o ambiente em que vive(u) e que se traduzem em crenças. Estas crenças enredam-se num sistema de crenças e filtros mentais individual, que constituem a base da interpretação da realidade da perspetiva única de cada um de nós.
Exemplo: se eu acredito que todas as pessoas têm uma segunda intenção por detrás de tudo o que fazem, mesmo que alguém tome uma atitude de graça genuína comigo apenas porque lhe apeteceu naquele momento, eu vou interpretar que há uma segunda intenção no seu comportamento e a marca que essa pessoa vai deixar na minha vida é negativa e, pior, de confirmação da minha crença (mesmo não havendo prova concreta disso!). Quando partilho esta minha percepção deste acontecimento com outras pessoas externas ao acontecimento, consegues imaginar a cadeia de percepções distorcidas que se vão criando não só em relação à pessoa em causa, mas à forma como vemos atitudes semelhantes àquela noutras pessoas?

Consegues perceber como somos nós que criamos constantemente a nossa realidade todos os dias e o impacto que isso traz nas relações que estabelecemos com todas as pessoas com quem nos cruzamos e até com aquelas com que nem nunca nos chegamos a cruzar fisicamente? Que, quando falamos em criar a nossa própria realidade, estamos, na verdade, a afetar todo o sistema de relações humanas?

Somos uma malha perfeita interligada, e tudo o que eu escolho para criar a minha vida vai ter um impacto na vida até de alguém do outro lado do Mundo e, numa perspetiva mais ampla, terá impacto no Mundo em si, como ele é e o descrevemos.

Ups, afinal a ação mais pequena reflete-se mesmo no todo.
Como posso fazer para que tudo se mantenha o mais simples e fidedigno quanto possível? Comunica! Partilha! Esclarece! Pergunta!
Escolhe ir além dos teus filtros mentais que constituem a tua realidade, escolhe conhecer a realidade do outro. Sabendo que todos temos uma intenção positiva por detrás de tudo o que fazemos (sim, todos mesmo!!! Se não acreditas, talvez seja uma boa ideia apostares mais em fazer perguntas!), certamente o resultado desse esclarecimento será... positivo e benéfico!

No teu próximo encontro com outra pessoa, vais escolher interpretar dentro do que achas que é real ou vais perguntar e aferir o que realmente aconteceu?

Imagem

Os comentários estão fechados.

    Catarina Mourato

    MindBody Training® Coach

    Glossarium

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Bem vindo!
  • Formação
  • METODOLOGIA
  • Testemunhos
  • Sobre
  • Contactos
  • Bloguessarium