Catarina, a minha MindBody Training® Coach
  • Bem vindo!
  • Formação
  • METODOLOGIA
  • Testemunhos
  • Sobre
  • Contactos
  • Bloguessarium

     Bloguessarium
              Um blogue nascido de um glossário.

Escolhe uma letra, inspira-te e descobre-te!

Relações Interpessoais

9/30/2017

0 Comentários

 
Família, amigos, parceiros românticos, colegas de escola/trabalho... é inevitável! Somos seres sociais e por vivermos em comunidade, quer gostemos ou não, a interação social é uma necessidade.

Tal como todas as formas de necessidade, o ideal é que estas nos tragam prazer e não uma sensação de obrigatoriedade, como acontece na sua maioria. Porém, sei que já sabes, que a forma como perspetivas a tua vida é o que define a satisfação que tiras dela! Vale sempre (re)lembrar.

Todos somos diferentes e valorizamos formas de viver e pensar distintas. Com quem é que acabas por te dar mais? Com quem tem valores e ideais semelhantes aos teus!
O nosso ego gosta mesmo é de quem reflita quem somos, por isso tendemos a ser atraídos para as pessoas que são parecidas connosco... quem não se aproxima disso, é repelido! Outro motivo para que tal aconteça é nós gostarmos mais do que nos é familiar, isto porque representa a nossa zona de conforto e, por isso, garante-nos que sabemos com o que contar - que bom, que descanso! Ufa.

Então... mas se somos todos diferentes e ao mesmo tempo vivemos em comunidade, como é que tudo isto resulta?
Na verdade a sociedade espelha a larga escala todas as relações que temos no nosso seio mais próximo, seja ele dentro do núcleo familiar, de amigos ou de trabalho! Já reparaste que as pessoas com quem te dás melhor são aquelas que não só partilham valores comuns contigo, como sabem o que podem esperar um do outro mutuamente? Há aqui um certo código, um conjunto de regras subliminar, que está a ser seguido e, idealmente, cumprido.

O que é mais curioso é que essas regras são estabelecidas por nós, da mesma forma que são (ou não) validadas por nós, consciente ou inconscientemente. Resultado? Sim, és tu que defines qual a qualidade das tuas relações com os outros e, em última instância, se te interessam manter ou não. Mas, como é que isso é importante? Há um provérbio que convém lembrar-te: "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és".
Reconhece-se que a soma das 5 pessoas com quem mais socializas são aquelas que refletem não só o tipo de pessoa que és, como o que queres ser, e claro, isso vai resultar... no teu grau de Felicidade.

As tuas relações interpessoais espelham realmente quem és e alimentam de forma assertiva e consistente quem queres ser?!

Acima de tudo convém lembrar: as pessoas que manténs na tua vida não brotaram que nem cogumelos aleatórios, são uma escolha tua. Se calhar é uma boa ideia que essa escolha seja não só consciente como orientada para a vida que idealizas, não achas? 
​

Esta é, muito provavelmente, a decisão mais importante que tomas na tua vida. Das duas uma: ou te mantém na zona de conforto onde te encontras, ou te eleva além dos teus sonhos!

[Reflexão extra: Imagina se todos nós, no seio da comunidade que constituímos, fizéssemos este exercício...]
Imagem
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Catarina Mourato

    MindBody Training® Coach

    Glossarium

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Bem vindo!
  • Formação
  • METODOLOGIA
  • Testemunhos
  • Sobre
  • Contactos
  • Bloguessarium